fabricando

diário do otto: 2 anos, 24 meses \o/

August 29, 2012 · 1 Comment

otto, meu menino grande:

esse foi um lindo mês, e como algumas pessoas tinham me contado, melhora a cada dia. você está enorme, esperto, e muito muito engraçado. essa fase de começar a ter (e verbalizar) ideias da sua cabecinha é incrível, as frases e palavras mais fofas aparecem quando menos esperamos e é impossível não morrer de fofura a cada nova situação.

enquanto escrevo você está no seu quarto, conversando com a maria (sua babá), morrendo de rir das coisas que ela fala, e tagarelando. estamos muito orgulhosos de você, que tem um temperamento tão doce e observador, é bem-humorado e esperto.

este mês, além da sua festa de aniversário (conto já como foi), tem uma novidade: decidimos colocar você na escola, finalmente! pretendo escrever um post só sobre isso, mas já conto que depois de visitar 3 escolas, escolhemos uma waldorf para sua primeira infância. o principal fator para a decisão foi realmente a estrutura da escola — muito verde, atividades artísticas e alimentação alinhada com com o que oferecemos em casa pra você. estamos ansiosos pra que você comece, e que dê certo!

neste mês você se desenvolveu bastante na linguagem, especialmente formando frases e criando estruturas por sua própria conta. a conjugação verbal continua espantosa (muito certinha), e você adora os gerúndios — sempre fala coisas como “quer andar… andando!”, “pingando” quando abrimos o chuveiro por exemplo, e sabe direitinho o passado/presente (andou, andei). mas ainda insiste em falar “venhanta!” e “trazeu” ao invés de trouxe 🙂

ontem mesmo morremos de rir de você, que levou uma bronca por ficar de pé na banheira e falou “nem pensar!” quando disse que não podia ficar de pé. de onde você tira essas expressões? 🙂

atualmente você conta até 20, reconhece todos os números e já conhece todas as letras do alfabeto, é incrível. não só quando a gente pede pra mostrar a letra, mas reconhece também nos textos (as maiúsculas somente, por enquanto). é uma graça você falando “I de vovô ivan” e “k de kito”. mas a letra mais engraçada de todas é o Y = “íbulon”! não é que a gente queira que você leia/conte tão cedo, mas é TÃO bonitinho você sabendo essas coisinhas que a gente acaba incentivando mesmo sem querer.

as coisas que você mais gosta de fazer ainda são passear pela grama e pela areia, desenhar com giz, carrinhos e todos os brinquedos com barulho. ah, e o ipad, claro! notamos que agora você se interessa mais pelas outras crianças, e quer interagir (ou seja — hora de ir para a escola mesmo). ficamos um pouco preocupados, pois você é bastante contido, e mesmo quando outras crianças tiram brinquedos de você, nunca reage ou tenta reaver. você coloca as mãozinhas pra trás e fica bravo, pede de volta mas não “se defende”. por outro lado, achei muito fofo quando a sophia (sua amiguinha de 9 meses, filha do alexei e da fer) pegou seus brinquedos bem na sua frente e você não arrancou da mão dela, simplesmente falou (bem bravo): SHOLTA! é muito bonitinho ver como você não é agressivo, mesmo quando está bravo.

sua festa foi para poucas pessoas, somente os mais chegados mesmo da família (20 pessoas), e preparamos tudo em casa: brigadeiros de chocolate belga, bolo gelado de coco, carne louca, bolo salgado de frango com requeijão, pipoca, frutas, queijos, refri, suco, cerveja. bem simples, parecido com as festas de quando eu e seu pai éramos crianças, tudo feito com carinho e em casa. a caixa do bolo foi sua avó vera quem deu, e nós decoramos com a ajuda do tio weno e mawá. a carne e o frango a patrícia que nos ajuda em casa fez. os brigadeiros o tio weno fez e a tia ziza, vovós e mawá enrolaram. o bolo eu mesma fiz, e embalamos pedaço a pedaço. a vovó vera montou e decorou o bolo salgado, e depois arrumamos a mesa de aniversário, com bexigas lindas que o weno fez.

a tia tina, flávio e jojô vieram no sábado ver você. no domingo estavam aqui: vovós, vovô ivan, tias ziza, paula e kelly, sheilinha e thiago, sandra, césar, weno e mawá, alexei e fer com a sophia, lea, julia, denize e teo, alê, laura (sua paixão!) e clara. todos muito felizes por estarem juntos e comemorando mais um ano seu. a festa foi linda, tranquila e muito feliz. sua carinha na hora do parabéns foi impagável — você sorria o tempo todo, olhando um por um, e no final pediu “de novo!”. tivemos óculos para brincar, e sua foto mais linda foi com o coração nos olhos, veja:

 
❤

foi um dia muito feliz. fiz pra você um caderninho com fotos impressas dos seus 24 meses, para que as pessoas deixassem recado, se quisessem. os recados são lindos, espero que você goste e guarde com carinho quando crescer e aprender a ler!

sua alimentação continua ótima, você come de tudo e com muito gosto, não dá trabalho algum. seu sono tem variado, mas no geral melhorou (principalmente porque quando você dá trabalho a gente dorme junto, e pelo menos consigo dormir :D). você agora tira uma soneca de 1-2h depois do almoço, e dorme entre 19:30h e 20:00h e vai até 6:30h, quando vai pra nossa cama e fica vendo vídeos no ipad até as 7:30h. com o início da escola, isso provavelmente vai mudar! vamos ver como ficará.

meu amor, parabéns pelos seus 2 anos. amo muito você, que tem me ensinado todo dia como é bonito acompanhar o crescimento de outro ser humano, e que também me faz lembrar do quanto é importante sorrir, brincar e ser feliz.

com todo amor do mundo, mamãe.

(fotos da sua festa de 2 anos, e fotos suas com 24 meses.)

Categories: diário
Tagged: , , , , ,

1 response so far ↓

  • criando um gourmet | // March 12, 2013 at 5:01 pm |

    […] é importante, e faço questão de preparar eu mesma como parte do processo de comemoração). no aniversário de 2 anos, fiz questão de fazer todas as comidas servidas na festa em casa, com a ajuda das avós, amigos, […]

You must be logged in to post a comment.