fabricando

Entries from July 2017

boas-vindas

July 31, 2017 · Leave a Comment

Ai, crescer.

Fernando lidando com as perguntas do Otto antes de dormir:

“Papai, como começa a vida?”

Ele explica sobre a divisão celular, ele ama.

“Papai, como TERMINA a vida?”

Ele explica que um dia tudo acaba. E ele chora, diz que não quer crescer porque não quer que acabe. E lembra que demora, que estamos todos aqui, por muitos e muitos anos, e que não precisa se preocupar com isso.

 

(Entendo tanto, meu amor. Tanto.)

 

“Quero um abraço.”

E todos choram, né.

💔

 

**

 

Tem a morte

Tem o amor

E tem o mote

E tem a glosa

 

Eu digo que ela é gostosa.

Categories: maternidade · tagarela

enquanto dure

July 31, 2017 · Leave a Comment

[29-jul-2016]

Otto, prestes a completar 6 anos, não dorme sozinho. Depois de passar quase 2 anos tentando fazer ele dormir sozinho e na própria cama, desistimos e trouxemos ele pra nossa cama. Foi quando ele finalmente dormiu a noite toda.

Quando mudamos pra cá, há 1 ano e meio, propusemos que ele dormisse na própria cama, que é um colchão de casal no chão. Ele amou e topou, mas ainda quis que fossemos deitar com ele na hora de dormir. No meio da noite é bem frequente ele levantar e vir me chamar pra ir dormir com ele (sempre vou).

De vez em quando Fer e eu nos questionamos se essa história dele nunca dormir 100% sozinho é bom, tá correto, sabem como é — todo mundo critica, diz que ele precisa dormir sozinho, que já é grande, que não tem cabimento, e tals.

Hoje lá foi o Fer, e o Otto enrolou ele por 40min. Estava visivelmente cansado mas se recusou a dormir porque “quero a mamãe”. Fui lá, ele ficou TÃO feliz <3 me abraçou, beijou, disse “eu te amo” umas mil vezes. Ele tá enrolando, que eu sei, mas o amor também é legítimo. Saí antes dele acordar, e cheguei 18:30h. Ele vai pra cama às 20:30h.

Ainda assim, tentei argumentar:

Eu: “Otto, vou ficar aqui com você, mas sabia que você já é um menino grande? A maioria dos papais e mamães não dormem com seus filhos! Alguma hora você precisa dormir sozinho.”

O: “mas por quê, mamãe? Eu não quero dormir sozinho. Por que outros papais e mamães não dormem com as crianças?”

E eu não tinha uma boa resposta. A única resposta honesta seria: porque eles não querem.

Mas eu quero.

Respondi algo como “não sei mas sei que é assim”, porque ele me desconcertou.

Deitamos, ele me abraçou pelo pescoço bem juntinho e dormiu em poucos minutos. Fiquei ali uns minutos que pareceram uma vida, pensando que em muito menos tempo que eu imagino esse menino vai pro mundo, e não só não o verei todos os dias como nem nos falaremos todos os dias. Estes anos dos abraços sem fim, beijos e pedidos de aconchego vão acabar, e outras coisas virão.

 

Não sei sobre os outros pais e mães, mas essa mãe aqui vai lá dormir com o menino até quando ele pedir, e espero que dure muito. 💔

Categories: sono

G de…

July 31, 2017 · Leave a Comment

[27-jul-2016]

Otto e Fernando brincando de achar palavras com a letra proposta:

F: “… palavra com a letra G!”

O: “GEÓGRAFO!”

Hahhahahhaha <3

Categories: Uncategorized

1o teatro

July 31, 2017 · Leave a Comment

[29-jul-2015]

Hoje o Otto assistiu sua 1a peça de teatro <3

Fomos ver “o mágico de Oz” ali em Valinhos, de graça, tudo muito lindo e bem feitinho (eu adorei; e olha que sou chatíssima pra teatro!).

Ele amou, riu, bateu palmas. Ficou embasbacado com o homem de lata.

“Otto, você gostou mais do cinema ou do teatro?”

“DO TEATRO!”

**

A beleza das primeiras vezes nunca vai deixar de me emocionar. <3

Categories: Uncategorized

deveria

July 31, 2017 · Leave a Comment

[29-jul-2014]

Otto é um menino muito surpreendente. Ontem ele pegou algumas pecinhas de Lego, juntou com 2 peças que têm rodinhas, fez um quadrado em cima e trouxe pra me mostrar: “olha, mamãe, é o Wall-e!” (realmente muito parecido com a forma do robô, com as rodas embaixo).

Brincando comigo e com o “Wall-e” na cama, eu estava deitada no meio do caminho da brincadeira, e ele então me diz (exatamente assim, perfeito): “o Wall-e está querendo ir nessa direção, mamãe, eu acho que você deveria dar licença”.

Até a gente estranha um pouco esse jeito sério, mas não consigo deixar de achar fascinante essa personalidade tão peculiar dele <3

Categories: Uncategorized

Pocoyo

July 31, 2017 · Leave a Comment

[30-jul-2014]

Otto é fã do Pocoyo e a vó Vera achou um kit de dedoches dos personagens, e ele está louco desde ontem, quando ganhou.

Adoro Pocoyo, mas amo em especial Octopus (o polvo), que ele chama de OPITOPUS e quase me mata de fofura <3

Pra quem nunca viu, um bom episódio 🙂

 

Categories: Uncategorized

réptil

July 31, 2017 · Leave a Comment

[31-jul-2016]

(Vendo Homem-Aranha com o Otto, aparece o homem lagarto só com o braço transformado)

Eu: “uia, ele tá com o braço de um réptil!”

Otto: “não, mamãe, não é um réptil, é um LAGARTO”

(Hahhahahahhahaha — expliquei. É louco ser a pessoa que ensina coisas que a gente considera tão corriqueiras <3)

 

Categories: Uncategorized

cinéfilo

July 31, 2017 · Leave a Comment

[31-jul-2014]

Fomos hoje pela 1a vez ao cinema com o Otto! \o/ Vimos “como treinar seu dragão 2” e ele assistiu bonzinho do começo ao fim. Levantou, sentou no colo e no chão, mas falou sussurrando como ensinamos (uma graça!), e foi um lorde.

<3

OBS: mas ele reclamou de uma coisa (com a qual eu super concordo) — “o som é muito alto, mamãe!”.

Categories: Uncategorized

amor e cuidado

July 27, 2017 · Leave a Comment

[26-jul-2015, mas não mudou nada ainda…]

Não sei se são os 5 anos do menino se aproximando (uma idade tão… Numérica :D) mas tenho tentado aproveitar coisas que sei que vão acabar um dia, talvez pra sempre.

 

Minha Mami Vera esteve aqui semana passada por 4 dias, e eu estava trabalhando o dia todo. Conversamos e fizemos coisas juntas, mas a maior parte do tempo eu fiz coisas minhas, da casa ou com o Otto.

 

E aí prestei atenção ao quanto hoje, nesta fase, eu estou intensamente interagindo com o Otto. Não no nível verbal, da troca de ideias (como faço com minha mãe hoje, e é tão legal), mas o contato físico, a integração ainda tão intensa que é difícil separar o que ele faz (ou deve fazer) e eu faço.

 

Hoje eu tomava banho junto e dei o sabonete pra ele (queremos ensinar a tomar banho, independência, e tal), ele devolveu “você me dá banho mamãe? Por favor?” e veio sem querer a ideia de que em não muito tempo eu nunca mais darei banho nele; nunca mais dormirei junto com ele; nunca mais vestirei roupas ou sapatos, e tantas coisas que parecem (e são) tão boas, porque significa que ele cresceu e (ufa) não precisa mais de mim.

 

Quando foi a última vez que minha mãe me deu banho, abraçou meu corpo, sentiu meu calor, o cheiro de filho que só a gente reconhece? Eu não lembro. Mas lembro do cheiro do colo dela, como se fosse ontem.

 

Acho que já comentei que das coisas mais maravilhosas de ter filho é o contato físico. Tocar aquela criatura, abraçar, sentir o cheiro, é uma experiência indescritível. É um banho de amor que invade a gente, um amor profundo sem palavras. Observar aquele serzinho viver, respirar, é um milagre.

 

(Imaginei que ia amenizar com o tempo, mas não)

 

E ao mesmo tempo em que considero (e é; sei que é) importante dar a ele os instrumentos pra navegar no mundo por conta própria, como abrir mão desses momentos preciosos de cuidado?

 

**

 

Dei banho. E pedi que ele conferisse tudo e fizesse de novo, que “a mamãe pode ter esquecido alguma coisa”.

 

Criatividade, me ajuda, que eu quero mas não quero que meu filho cresça.

Categories: maternidade

o pirata Ottius Maldosus

July 26, 2017 · Leave a Comment

(contada pelo Fernando)

Estava o Príncipe em seu castelo quando de repente… Uma invasão! O temido pirata Ottius Maldosus (ele se apresentou) havia invadido o castelo.

O príncipe tentou se defender, mas suas habilidades com a espada não foram páreo para o pirata sanguinolento, que fugiu com o Ovo Encantado do Príncipe.

Depois de uma longa perseguição por campos infinitos o pirata se refugiou em sua rede, vangloriando-se da conquista do Ovo Encantado com seu animal de estimação, o Taturata, enquanto zombava do Príncipe derrotado.

E fim.

Categories: brincadeiras de criança